Observatório Amador.Site para iniciantes em astronomia.




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Responda... – (Respostas)

Responda... – (Respostas)

 

A luz pode viajar "durante" 250 anos-luz?

Um ano-luz é a distância que a luz viaja em um ano, no vacuo. Equivale a aproximadamente 9,5 bilhões de quilômetros.

Assim ano-luz é uma unidade de medida de "distância" e não de tempo.

 

Viajamos 250 anos-luz.  - Certo.

Viajamos "durante" 250 anos-luz. - Errado.

 

 

O que é uma unidade astronômica?

Não é um grupo de pesquisas mas uma unidade de medida onde 1 unidade astronômica (UA) equivale a aproximadamente 150 milhões de quilômetros, a distância média entre a Terra e o sol.

 

A unidade astronômica é mais usada quando tratamos de medidas de distância no interior do Sistema Solar. Tendo em vista o seu "pequeno" valor ela não é usada para quantificar as distâncias até as estrelas .

Para medir distâncias às estrelas mais distantes os astrônomos usam, frequentemente, uma unidade de medida ainda maior do que o ano-luz e que tem o nome de parsec. Sua abreviação é pc.

O parsec corresponde a 206265 unidades astronômicas e a 3,26 anos-luz.

 

O que é uma "supernova"?

Votação:  75% Explosão de uma estrela. 25% Estrela recém formada.

Supernova,é uma explosão de uma estrela que pode por um curto período de tempo gerar uma intensidade luminosa tão intensa que equivale à soma das centenas de bilhões de estrelas que existem na galáxia em que ela se formou.

 

 

 

 

 O que é uma anã-marrom?

Votação: 100%- Uma Estrela.

Não é uma estrela!

Hoje defini-se as anãs marrons como objetos sub-estelares que possuem uma massa abaixo daquela necessária para manter reações de fusão nuclear com o hidrogênio na sua região central. A energia é gerada no seu interior e levada à superfície por processos inteiramente convectivos e não nucleares. As anãs marrons ocupam o intervalo de massa que existe entre os grandes planetas gigantes gasosos e as estrelas de menor massa do diagrama H-R. Consideramos que um objeto é uma anã marrom se sua massa é superior a 13 massas de Júpiter e menor do que 75-80 massas de Júpiter.

 


Fonte: Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Curso de "Evolução Estelar".

 

O que é uma anã-branca?

Resultado da enquete: 50% uma estrela e 50% um planeta. 

Um anã-branca é uma estrela.

Estrelas chamadas, gigantes vermelhas, elas ejetarão sua camada externa, formando uma nebulosa planetária deixando para trás um núcleo composto praticamente de carbono e oxigênio. Esse núcleo irá  irradiar sua energia e esfriar. Tornar-se-á extremamente denso. Formando assim uma estrela chamada Anã-Branca.

Aqui procurei resumir o que é um pouco complicado a entender e precisará uma maior analise pessoal para entender.

 

Fonte de apoio: Wikipédia.

 

P.S.: Devido o site ser feito gratuitamente, ele é sujeito a propagandas fora do controle do próprio site, por isso, todas as propagandas são de responsabilidade do site comunidade.net.